terça-feira, 14 de junho de 2011

EE SYLVIA DE PAULA LEITE BAUER - VISITA DE PROFESSORES BRITÂNICOS

No dia 01 de junho a escola EE Sylvia Bauer de Paula Leite recebeu a visita de 3 professores britânicos: Andy Munnings, Debora Griffith e Richard Panons. A visita faz parte do projeto “Conectando classes” que promove o diálogo entre alunos e professores brasileiros e do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales).
O projeto foi proposto pelo British Council que promoveu o encontro de professores de Inglês de vários países, na Colômbia, em março de 2010. Como resultado desse Seminário Regional, quinze escolas do Estado de São Paulo elaboraram projetos em parceria com escolas do Reino Unido. A escola EE Sylvia Bauer estabeleceu parceria com o St. Peter’s CE (A) Junior School que fica em Hampshire na Inglaterra.
Os alunos e os professores das duas escolas se comunicam através de uma plataforma digital criada especificamente para isso. Em 2010 as escolas parceiras trocaram fotos, textos e vídeos sobre futebol, comidas, festas típicas e problemas sociais e ambientais dos respectivos países. Essas atividades provocam uma reflexão sobre hábitos locais e globais deixando todos os envolvidos mais sensíveis para reconhecer e respeitar a diversidade.
Durante a visita os professores britânicos conheceram as salas de aula e os outros ambientes pedagógicos da Escola Estadual Sylvia Bauer de Paula Leite, onde conversaram com professores e alunos. Os alunos da 5ª série e 6ª série, sob a coordenação do professor Tomas Felipe Rodrigues, apresentaram um coral com músicas em português e inglês. A escola contou ainda com cartazes mostrando diferentes aspectos da cultura brasileira.
Os professores e alunos da St. Peter’s CE (A) Junior School mandaram alguns presentes para a escola brasileira. Entre eles uma camiseta e mochila que fazem parte de seu uniforme, fotos da escola e de seus alunos, trabalhos dos alunos sobre a fauna brasileira e uma webcam para melhorar a comunicação entre as escolas. A comunidade escolar da EE Sylvia Bauer presenteou a escola parceira com artigos típicos de Itu (“lembranções”) e portfólio com atividades escolares.
A visita dos professores britânicos certamente estimulará mais ainda a participação da comunidade escolar nesse importante projeto internacional que oferece ao aluno a possibilidade de se conectar com jovens de outros países, incorporando uma dimensão internacional ao currículo e tornar-se um cidadão global.


Da esquerda para a direita: Prof. Coordenador André L. da Silva;
Prof. Coordenador Aliocha de Souza Carvalho;
Diretora Maria do Carmo F. Scarso; Professora Debora Griffith (Reino Unido),
Professor Richard Panons (Reino Unido) e Professor Andy Munnings (Reino Unido)


Diretora da EE Sylvia de Paula Leite Bauer recebe do professor britânico
Andy Munnings lembrança da escola St. Peters, do Reino Unido.

Nenhum comentário: