quinta-feira, 2 de junho de 2011

ITU, UM MUSEU A CÉU ABERTO - ORIENTAÇÃO TÉCNICA

Veja como foi a Orientação Técnica de Arte “ITU, UM MUSEU A CÉU ABERTO”


Um comentário:

Guilherme Guarnieri disse...

Olá, gostaria de deixar algumas contribuições quanto a algumas informações:

a)O barroco está presente apenas no interior da Igreja do Bom Jesus. Já a fachada sofreu "aggiornamento" (em 1890 por Luis Amirat), isto é, uma modernização do estilo, tornando-a eclética pois há diversos estilos empregados nela.

b) A pintura que hoje está visível no teto da Igreja do Carmo (capela mor)provavelmente é de autoria de Pery Guarany Blackman, o qual foi contratado no início da década de 1920 para dar alguns "retoques" na pintura original do Pe. Jesuíno do Monte Carmelo. Prova disso são os recortes feitos pelos restauradores em 2010 onde foi comprovado que a pintura de Carmelo está coberta pela pintura atual.

c) Quanto ao anjo mulato pintado no teto da Igreja do Carmo, ele é descrito por Mário de Andrade na biografia que fez de Jesuíno Francisco de Paula Gusmão (o Pe. Jesuíno do Monte Carmelo) como sendo um possível protesto uma vez que Jesuino queria fazer parte da Ordem dos Carmelitas, mas que não teria sido aceito por ter um defeito de nascimento (“ex defectu natalium”) que era ser mulato. Se Jesuíno pintou de fato (ou se foi "invenção" de Blackman), o "anjo mulato" teremos que aguardar a restauração do teto da Igreja.

Por fim, parabenizo o evento e saliento da importância das pessoas conhecerem a história de sua cidade e das cidades nas quais temos ligadas as nossas histórias, como é o caso de Itu, o Berço da Rapública e de muitos outros cognomes.