quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OPERAÇÃO "DESARMAMENTO CONTRA O BULLYING" MOVIMENTA ESCOLA - EE BENÊ TEIXEIRA DA FONSECA GURGEL


 A Escola Estadual “Profª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel”, de Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio no município de Itu, iniciou em 20 de junho de 2011 o projeto “Operação Desarmamento contra o Bullying”, como mais uma das ações efetivadas pelo Projeto “Diga Não ao Bullying”, de iniciativa da equipe escolar, comunidade e, especialmente, do Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC) Fabiano S. Laureano, docente da unidade escolar desde 2009.
O projeto tem como principal finalidade reduzir a violência na escola, em seu entorno e na comunidade, em todas as suas manifestações: agressões verbais, intimidações, agressões físicas e especialmente, a violência contra a infância (trabalho infantil, violências sexual, física). Já a ação de desarmamento foi compreendida como uma necessidade vital para a redução de atitudes violentas, estimuladas e impregnadas no comportamento juvenil, dada a frequência e o tempo em que os alunos e jovens permanecem sob a influência das imagens dos jogos e filmes de violência.
O projeto compreendeu, até o presente momento, cinco ações: conscientização sobre a importância da luta contra a violência no convívio familiar, escolar e social, através de textos, filmes e reflexões com os grupos – inclusive, com elaboração de cartazes e compromissos sala a sala em se dizer não ao bullying através de fotos com a turma; enquetes com as séries sobre o que cada um quer ter na escola, e as palavras versaram sobre Amor, Paz, Respeito, Resiliência, entre outras; houve, também, um teatro interativo apresentado sobre o tema, na Reunião de Pais, com a participação de alunos de diversas turmas e vários professores e pais; conscientização sobre a necessidade em se eliminar a violência do lar, através da entrega dos jogos e filmes violentos à escola; disseminação das ações junto à comunidade, através de inserção do projeto nas rádios, em reuniões de pais, Promotoria de Infância e Juventude, Conselho Tutelar, parceiros (ONGs, CREAS/CRAS, Polícia Militar/PROERD) e, especialmente, Diretoria de Ensino, para divulgação das ações.
Uma grande demonstração do impacto dos jogos na vida da criança e do adolescente foi o relato de uma aluna de 5ª série, após as dinâmicas sobre violência: o irmão menor, de 7 anos, após jogar por horas o violento jogo ‘GTA’, saiu à rua e, imitando uma das cenas do ‘game’, chutou uma caminhonete em movimento e quebrou o dedo.
A ação arrecadou, em seu primeiro dia, 65 unidades de jogos, e promete arrecadar ainda mais, pois os demais alunos já demonstraram interesse em abandonar os games violentos. A ação já foi inserida no Projeto Pedagógico da Escola, de forma permanente, tal é a sua importância, e tal é a mudança comportamental visível, na comunidade escolar. A partir do projeto, pretende-se que pais e alunos compreendam a dimensão negativa da influência dos jogos de violência na formação psicossocial dos jovens.
A E. E. “Profª Benê T. F. A. Gurgel” está, agora, conduzindo os seus alunos de destaque para o projeto Formação de Agentes de Mediação, multiplicadores do Projeto de Mediação Escolar, em sala de aula, como porta-vozes de um novo modelo de convivência.
Outras ações elencadas pela escola é o “Cerol, não!!!”, implementada também este mês. 

34 comentários:

Fábio Teixeira de Sousa disse...

Gostei muito desse projeto! É um trabalho de conscientização muito importante que ajuda a desarmar nossas escolas deste inimigo social:o BULLYING. Parabéns à escola Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel! Que outras escolas copiem esse exemplo!

Fran Queiroz disse...

Admiro muito o trabalho de vocês Incentivando os alunos ter mais respeito com o próximo isso é muito importante pro presente e o futuro de cada um deles. Parabéns

Gustavo Teixeira de Sousa disse...

Gostei bastante desse trabalho!Tenho a absoluta certeza de que este projeto terá muitos benefícios!

Fabiano Laureano disse...

Agradeço a todos os colaboradores que fizeram parte deste projeto, tenho a plena consciência que juntos podemos amenizar esse problema mundial, conto com a colaboração de todos!!!

Anderson Leite disse...

Que lindo projeto, tenho a plena certeza de que o caminho é este mesmo, parabéns a Diretoria de Ensino de Itu que vêm apoiando projetos como esses que podem fazer a diferença.

Rafael disse...

O bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender.

Sou contra qualquer ato de violência em qualquer circunstância.

Anônimo disse...

Sou estudante nessa escola a 3 anos e venho sofrendo bullying constantemente por causa do meu cabelo, com a implantação desse projeto na escola não vou dizer que isso acabou mas posso dizer que vem diminuindo, acredito que o caminho seja este mesmo e que em todas escolas tivessem projetos como de combate ao bullying e grêmio estudantil que de alguma maneira nos ajudassem....não cometam bullying e não julguem, pois o ato de julgar não cabe a nós....apesar de ser vitima Amo minha escola Benê Teixeira e sei que o projeto irá ajudar muitos alunos assim como eu que estou dando um grito de liberdade!!!

Thais Bueno disse...

São com pequenas atitudes que mudamos o mundo :D
Parabéns à escola Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel!

Rafael disse...

Vamos todo mundo a dizer diga nao ao bullying vamos acabar com isso...

Camila Antunes (advogada trabalhista) disse...

Que outras escolas desenvolvam projeto eficazes de combate ao bullying!!!

Amanda Antunes (estudante de Direito Faditu)) disse...

Que outras escolas desenvolvam projetos eficazes de combate ao bullying!!!

Maria do Amaral Silva ( analista fiscal) disse...

Tenho muitas dúvidas ainda do que realmente pode ser considerado bullying...sou mãe de dois filhos de escola pública em Diadema no grande ABC onde projetos de combate ao bullying também vêm sendo desenvolvido e cheguei até essa matéria pelo projeto que está sendo divulgado por vários amigos nas redes sociais...o que não quero pra mim não desejo para meu próximo e pra mim só quero a felicidade e a segurança de meus filhos dentro e fora da escola!!!

Izabele/ Adrieli e Jéssica (estudantes do fundamental) disse...

Vamos divulgar esse projeto na nossa escola em Votorantim, E.E Prof Armando Rizzo para acabar com o bullying!!!

izabela veronica machado disse...

Eu sofria diversos casos de bullying,em minha escola , mais um certo dia um professor tomou a atitude de fazer um projeto contra o bullying, então resolvi participar e percebi que esse sofrimento poderia acabar , então falei para os meus pais e comuniquei a diretora da escola , sentamos e conversamos educadamente, hoje tenhu a certeza que juntos podemos eliminar esse problema ,pois esses atos indelinquentes podem ter um fim ,só depende de nós.

atenciosamente: Izabela VeronicaMachado
escola " Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel"

Izaa Limaa disse...

Parabens...esse projeto é muito importante e precisamos apoiar esta causaa!!! Estarei sempre com vc pra te apoiar nos seus projetos que são tão importantess.

Tarcizo G. D. Filho disse...

Fiquei muito feliz ao receber a notícia de que o Professor e amigo Fabiano seria o novo professor mediador. O Brasil está carente de pessoas como você!!! Preocupadas com o próximo. Tive a oportunidade de ver esse lindo projeto nascer contra o Bullying.. Sinto me honrado em pertencer a uma escola que está preocupada com os seus alunos...Sou seu admirador!!! Todos nós... estamos ganhando com esse lindo projeto. Resultado de amor e dedicação. Mesmo ausente...vejo que o projeto já é um sucesso. Parabéns!!!!!
A escola ganhou um presentão!!!
(o projeto )
Abraços meu querido amigo e professor.
Tarcizo

Marcos paulo - pai de estudantes de escola estadual Campinas disse...

Me orgulho em ver que tem pessoas empenhadas a desenvolver projetos sérios que ajudem esses alunos, normalmente o que te visto nas manchetes são noticias bem negativas com relação as escolas estaduais, como por exemplo a falta de professores e má formação entre outros...vi que esse projeto teve a boa iniciativa antes de muitos, recebi por e-mail o ocorrido na Noruega, a mensagem dizia Noruega tira do mercado games que teriam inspirado massacre no país, atirador disse ter se preparado para massacre com os videogames, entre os jogos estão " Word of Warcraft, Call of Duty, Counter Strike, Black Ops dentro outros....meus parabéns a toda equipe escolar!!!

Adriana Laureano disse...

"Acho este idéia valiosa que serve de exemplo para outras escolas, inclusive a da minha filha. Que este projeto venha a dar mais e mais frutos e sementes nos corações dos alunos, professores. Parabéns ao Professor Fabian por esta inicitiava, e a todos os responsáveis os meus cumprimentos. Parabéns a Diretoria de Ensino de Itu pelo apoio."

izabela veronica machado disse...

Juntos podemos eliminar estes atos indelinquentes, se você nos ajudar estará ajudando o nosso país a se tornar cada vez melhor . E poderá ter dias de paz e alegria, tendo a certeza de que o amor o respeito e a educação estará no nosso cotidiano, então faça a sua parte DIGA NÃO AO BULLYING e seja um herói,pois quem ajuda ao próximo ajuda a si mesmo, pois para determos o bullying vamos precisar de todos juntos.

atenciosamente:aluna Izabela Veronica Machado
escola "Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel"

Douglas machado aluno do Antenor Fruit mais conhecido como Kaique disse...

Acredito que temos que nos unir, um projeto tão bacana como esse não deve ficar preso dentro de uma escola, que este trabalho desenvolvido pelos professores da escola Benê Teixeira avance os muros e cheguem a todas as escolas estaduais, particulares e municipal....autoridades vamos apoiar essa causa!!! Conheci o projeto por causa da minha prima que estuda lá e dei dois cds do GTA para ela levar para a campanha.

JERRY PIPAS VOTORANTIM disse...

Sou comerciante na area de pipas e gostaria de parabenizar essa escola pelo projeto maravilhoso que estão desenvolvendo e gostaria de dar uma sugestão tbm,vamos tentar levar para as escolas as informaçoes e aulas teoricas a respeito do uso de CEROL nas linhas de pipas,a qual esta causando mortes por todo brasil,ja que soltar pipas é uma diversão muito gostosa e que nunca vai acabar,que deus abençoe todos

Anônimo disse...

Caro aluno Douglas Machado, que comentário oportuno e valioso. Que bacana a sua atitude em querer mudanças na sua escola. Não sou o idealizador desse projeto...mas fiquei muito orgulhoso com a sua vontade (iniciativa). Tenho certeza que o Mediador Fabiano, deva ter sentindo a mesma sensação... Conhecendo o idealizador do projeto...irá com certeza ajudá-los. Penso...que terá que ter um convite! Abraços!!! Estou vendo em você um grande semeador para o bem. Felicidades.

gleisson da costa Barbosa disse...

Excelente projeto, todas as escolas deveriam fazer o mesmo para acabar de vez com o BULLYING... Parabéns à escola Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel, vocês estão sendo um grande exemplo para todos...

Bruna aluna da escola Bene gurgel disse...

o projeto bullying está colaborando para cultura de paz na nossa escola estou adorando o projeto....

Bianca aluna da escola Benê Teixeira disse...

isso é muito bom por que concientizam as pessoas que faz e comete isso eu particularmente ja sofri bullying na escola regente feijo e sai de lá por causa disso e esta escola é muito melhor aqui nao tem BULLYING graças a deus

Rafaela aluna do Benê Teixeira disse...

eu acho muito interessante o nosso progeto da nossa escola bene gungel... e eu acho muito errado quem pratica o bullying

Ana Ming disse...

Para quem ainda não conhece o significado de Bullying fica a citação do livro "Fenômeno Bullying", de Cleo Fante: "Bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outros, causando dor, angústia e sofrimento.
Com uma proposta de "Educar para a Paz", a pesquisadora e educadora brasileira Cleo Fante, escreveu o livro "Fenômeno Bullying".
O bullying sempre existiu, já o sofri e se em minha época de estudante tivesse ocorrido um projeto como este muitas dores seriam evitadas. Tenho orgulho de ser colaboradora dos Agentes da Paz em minha escola e nesses quatro anos de docência pude perceber notáveis mudanças na E.E. Prof.ª Benê T. F. A. Gurgel. Parabéns gestores, parabéns Prof. Fabiano, parabéns alunos.
Abraços, Prof.ª Ana Ming

testec]# disse...

nossafoimuito legal o que a escola feznota 1000000 pra vcs !!!!!!!!!!!!!

s.s jonathan henrique ponciano silva

PEDRO LUIZ disse...

PEDRO-COORDENADOR ESCOLA BENÊ DISSE: Parabéns a todos que estão envolvidos neste projeto, pois somente com conscientização e educação, teremos um mundo melhor. Valeu!!!

Anônimo disse...

Legal...

Anônimo disse...

Censsaxionauu

Andinho Silva disse...

Xuxexo valeu professores!!!

MARIA ZILDA - DIRETORA DA E.E. BENE GURGEL disse...

Caros amigos, estudantes, professores, colaboradores, gestores, comunidade e parceiros da EE Benê Gurgel, especialmente aos envolvidos com os grupos Grêmio, Agentes da Paz e Agentes Sócio-Ambientais: os projetos surgidos na escola Benê só possuem um efeito tão positivo e duradouro, porque VOCÊS embalam, como uma criança, cada campanha e cada ação, participando ativamente das propostas efetivadas no seu projeto pedagógico - a luta contra o bullying e a discriminação. Tenho um orgulho imenso em pertencer a esta grande Escola, que possui identidade própria e que não se parece com nenhuma outra que já se viu! Aguardo a colaboração de todos nas Campanhas "Cerol, Não" e "Arma não é brinquedo, Não!"!!!Meu carinho a todos vocês! Maria Zilda, Diretora da EE Profª Benê T F A Gurgel -Itu.

Elizene Pereira de Sousa disse...

Parabéns a todos nós da Escola Benê, pois me orgulho em fazer parte do corpo docente de uma escola que se preocupa com os seus alunados.